Facebook Padre Luís Erlin Instagram Padre Luís Erlin

@padreluiserlin

Como ler a Bíblia em oração

Num curso paroquial sobre Sagrada Escritura, uma senhora um tanto jovem afirmou: “Leio, leio a Bíblia e não entendo nada... venho perdendo o gosto pela leitura”. 
Você, com certeza, já ouviu afirmações parecidas. A solução seria parar de ler a Bíblia ou “aprender” a lê-la? Pela fé, cremos que a Palavra é divina. Por obra do Espírito, Deus semeou-a em nosso meio (cf. Mt 13,1-23). Foi necessária a inspiração na escrita, indispensável a inspiração (iluminação) na leitura. 

Se quero colher frutos da leitura, não devo ler a Bíblia como um jornal, uma revista, um romance.  Quando recebemos carta de alguém muito estimado, lemos, relemos, buscamos palavras que fazem sentido, emocionamo-nos, sentimo-nos amados. A Palavra de Deus é como uma carta de amor, é preciso estar apaixonado para senti-la. 

O gosto pela leitura bíblica é um termômetro de nossa intimidade com Deus. A própria leitura pode estreitar essa nossa relação. Como? “Ler rezando” e “rezar lendo”. 

Na espiritualidade cristã, existe um método de oração muito antigo que foi esquecido por um tempo, mas vem ganhando popularidade em nosso meio por sua eficácia, a chamada Lectio Divina (leitura divina). Essa metodologia nos faz caminhar em ascenção, é como subir numa montanha, em quatro etapas: leitura; meditação; oração; contemplação. Seguindo esses passos, faremos uma leitura orante da Bíblia. 

Ler: para ler e rezar a Palavra, escolha um lugar calmo, de preferência confortável. Busque, através do controle da respiração, entrar em contato consigo mesmo, até silenciar a mente e o coração. Com a Bíblia em mãos, peça a inspiração divina e leia calmamente o texto solicitado. Para estar e sintonia com a Igreja, busque ler as leituras da liturgia diária (Evangelho do dia), ou faça seu próprio itinerário. Leia sem a preocupação de entender, você está rezando, não está estudando. 

Lembre-se, a Bíblia é uma carta de amor, portanto, vá além das palavras. Leia uma, duas, três, quatro vezes se necessário. Busque gravar a Palavra no íntimo. Selecione frases ou expressões que fazem sentido para a sua história. Se achar necessário, volte a ler todo o texto. 

Meditar: depois do primeiro contato (leitura), você é convidado a confrontar a situação bíblica com sua vida. Trazer o texto para a realidade, atualizá-lo. Pergunte-se: “ O que Deus quer me dizer com isso? ”; “Qual a importância dessa Palavra para minha vida? ”; “O enredo do texto repete-se hoje, como? ”; “Que compromisso eu assumo depois dessa leitura? ” As perguntas podem ser formuladas conforme a exigência da passagem escolhida. Preparamos uma direção de meditação, mas você não deve ficar preso a ela. Justamente por isso, indicamos a seguinte pergunta: “Diante de sua história e do que você está vivendo hoje, como essa passagem bíblica pode iluminar a sua vida? ”. É o orante que conduz a sua trajetória de meditação; ela não é imposta de fora para dentro, mas deve brotar de dentro para fora. 

Orar:  rezar a Palavra é o terceiro passo, depois de ler e meditar, pergunte-se: “O que que eu posso dizer a Deus? ”; “É a oração que nos torna íntimo Dele. Que graça devo pedir? O que agradecer?; “Do que pedir perdão? ” Reze sua vida e a vida dos seus, faça orações universais, abertas. Interceda.
 
Agir: a Lectio Divina tradicional chama esse passo de “contemplação”. Se as etapas anteriores foram seguidas de forma correta, a contemplação acontece espontaneamente, sem esforço pessoal, é presente de Deus. Contemplar dispensa palavras; quando contemplamos, tocamos Deus com a alma. É a alegria na alma: “Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador” (Lc 1,46-47). Uma vez que a contemplação acontece como presente da parte de Deus, decidimos convidar o orante a traduzir essa leitura em ação, compromisso com o que foi contemplado.

A Lectio Divina proporciona ao orante subir ao monte para beijar Deus. Mas é necessário descer, a vida segue no nível do mar. O desafio é traduzir o lido, meditado, orado e contemplado para o cotidiano, em nossas relações, diante dos desafios. A leitura orante coloca-nos a caminho da santidade. Somos íntimos de Deus, nós o tocamos, podemos mudar a face da terra. Portando, reze no Espírito de Deus e deixe ele te conduzir. 

Dica de Leitura

Novo Testamento com a Lectio Divina, publicado pela Editora Ave-Maria.
Essa obra facilita os momentos de oração com a Palavra de Deus. São mais de 600 páginas, esquemas de oração apresentados em boxes, em uma diagramação diferenciada. Também há um espaço para anotações ao lado de cada texto. Mais que um livro, a obra é um diário espiritual, em que será possível anotar os principais pontos de sua reflexão, e o mais importante poder revisitá-los no futuro, percebendo a evolução espiritual que você está vivendo.


  

Pe. Luis Erlin, cmf 

Artigo publicado originalmente na seção “Testemunho de Vida” da Revista Ave Maria, edição de setembro de 2013