Facebook Padre Luís Erlin Instagram Padre Luís Erlin

@padreluiserlin

Mãe das dores

  1. Depois da maternidade a mulher não vive somente para si. 

  2. As mães carregam os filhos na alma. A carne formada dentro da carne não se divorcia. Por mais que o fruto seja outro ser, viva fora, tenha vida própria, o que foi gerado dentro deixa marcas que abraçam a eternidade. 

  3. São Paulo, depois de “fecundar” Cristo em si, afirmou: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim”. As mães podem parafrasear Paulo: ‘Vivo, mas já não sou eu; são meus filhos que vivem em mim”.

  4. As alegrias de um filho são alegrias pessoais de cada mãe. 

  5. Repleta de júbilo, a mulher mãe está condenada também a grandes sofrimentos que ultrapassam a dor física. 

  6. Pela tradição da Igreja afirmamos que fora sete as grandes dores de Maria; e o número sete na Sagrada Escritura está associado não a uma quantia determinada, mas ao infinito. Por menor que seja um problema enfrentado por um filho, para as mães é um punhal que corta que dilacera o coração. 

  7. Maria, a mãe de Jesus, vivenciando as sete grandes dores, é protótipo de toda mãe; e as dores de Maria, apesar de parecerem muito próprias, são também a condensação de espadas que ferem toda a maternidade. 

  8. As dores de Maria são as dores de toda a mãe. 

Pe. Luis Erlin, cmf 

Artigo publicado originalmente no editorial da Revista Ave Maria, edição de setembro de 2011



Contemplemos a Memória das Dores de Maria:

1ª Dor: Maria acolhe, com fé, a profecia de Simeão.
Simeão os abençoou e disse a Maria, Sua mãe: \"Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma\" (Lc 2,34-35).
1ª Intenção: Senhor pedimos por todos os médicos e enfermeiros e demais profissionais da saúde, que estão se dedicando aos cuidados dos doentes por Covid-19, no mundo todo. Inspire-os com o espírito generoso do Cirineu e fortaleça-os com Seu ânimo.

Rezam-se 1 Pai-nosso e 7 Ave-Marias

2ª Dor: Maria foge para o Egito com Jesus e José.
O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: \"Levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo. Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito\" (Mt 2,13-14).

2ª Intenção: Senhor, pedimos por todas as pessoas que estão cuidando dos doentes em casa, para que possam ser sinal de Sua misericórdia e sejam fortalecidas por Seu Espírito de ânimo e esperança.

Rezam-se 1 Pai-nosso e 7 Ave-Marias

3ª Dor: Maria procura Jesus perdido em Jerusalém.
\"Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltaram, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele\" (Lc 2,43b-45).

3ª Intenção: Senhor, pedimos pelos cientistas do mundo todo, que se dedicam a pesquisar as soluções médicas para a pandemia e aos governantes, responsáveis por medidas de contenção da crise. Inspira-lhes com o espírito de sabedoria, ânimo e senso de responsabilidade pública.

Rezam-se 1 Pai-nosso e 7 Ave-Marias

4ª Dor: Maria encontra-se com Jesus no caminho do Calvário.
\"Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam\" (Lc 23,26-27).

4ª Intenção: Senhor, pedimos pelo fim da pandemia. Inspire a todos nós, aos profissionais da saúde, aos cientistas e aos governantes para que assumamos as medidas necessárias para pôr fim à disseminação da doença.

Rezam-se 1 Pai-nosso e 7 Ave-Marias

5ª Dor: Maria permanece junto à cruz do seu Filho.
\"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: Mulher, eis aí o teu filho! Depois disse para o discípulo: Eis aí a tua Mãe!\" (Jo 19,15-27a).

5ª Intenção: Senhor, como sinal de salvação e de esperança, confiamos a Ti a saúde dos enfermos, mantendo-os firmes e rezando que mesmo na dor, permaneçam em pé, a exemplo de Maria Santíssima.

Rezam-se 1 Pai-Nosso e 7 Ave-Marias

6ª Dor: Maria recebe nos braços o Corpo de Jesus deposto da cruz.
\"Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimateia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o Corpo de Jesus. Pilatos, então, deu o cadáver a José, que retirou o Corpo da cruz\" (Mc 15,42).

6ª Intenção: Senhor, por todos que perderam seus entes queridos, dá-lhes a graça da sensibilidade: “Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz”. Dá-lhes consolo, esperança e coragem para amar e servir.

Rezam-se 1 Pai-Nosso e 7 Ave-Marias

7ª Dor: Maria leva ao sepulcro o Corpo de Jesus à espera da ressurreição.
\"Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus\" (Jo 19,40-42a).

7ª Intenção: Senhor, dá-nos força e humildade necessárias neste tempo de coronavírus, para que sejamos pacientes no isolamento e obedientes aos médicos, aos cientistas e às autoridades, para aceitar as medidas necessárias, deixando a nossa consciência em paz, porque demos a nossa contribuição à solução desta crise.

Rezam-se 1 Pai-Nosso e 7 Ave-Marias

Fonte: https://www.miliciadaimaculada.org.br/espiritualidade/formacao/sete-dores-de-nossa-senhora’