Facebook Padre Luís Erlin Instagram Padre Luís Erlin

@padreluiserlin

Não basta ler a Bíblia: é preciso interpretá-la

Alguns dias atrás, eu assistia a uma telenovela na TV aberta. Em um dos diálogos sobre religião, os personagens discutiam sobre a Bíblia e um deles dizia: “O que está escrito na Sagrada Escritura deve ser seguido a ferro e fogo”. Já o outro personagem dizia que a Bíblia está obsoleta. 

Diante dessa troca de ideias ficcional, mas que poderia muito bem fazer parte de uma conversa real, pensei comigo: “Nem uma coisa e nem outra: a Bíblia precisa ser interpretada segundo os sinais dos tempos”, como nos alertou o Concílio Vaticano II na Constituição Dei Verbum. 

Versículos desconexos da Sagrada Escritura não devem ser usados de forma utilitarista para defender um pensamento ou condenar outro. Hoje em dia, vemos muito isso: grupos que se orientam e tentam orientar os outros baseados em versículos bíblicos, e não na mensagem total da Bíblia. Falta interpretação! 

Considerar a Bíblia como um livro histórico, e pior, já ultrapassado, por não entenderem determinadas passagens, indica que falta interpretação! 

O primeiro passo para interpretar corretamente a Sagrada Escritura é deixar-se guiar pelo Espírito Santo, o mesmo que a inspirou. 

Seja Deus a nossa força!

Pe. Luís Erlin, cmf

Originalmente publicado no editorial da revista Ave Maria, edição de setembro de 2015