Facebook Padre Luís Erlin Instagram Padre Luís Erlin

@padreluiserlin

Nove Meses com Maria: um advento prolongado

Não basta ser batizado para ser um bom cristão. Não ir à missa uma vez por semana, ou rezar uma oração antes de dormir, para se dizer íntimo de Deus. 

Também não basta ler meia dúzia de versículos bíblicos, para sentir conhecedor pleno do projeto de salvação. Ser cristão exige disciplina, desejo e muito trabalho. Trabalho de moldar a alma, ou arder de vontade que a alma seja moldada pelas mãos do próprio Deus, com nosso consentimento. O cristão não opta pelo mais fácil, pelo mais cômodo, mas aspira aos bens do alto. Não se cansa de esperar a construção de um mundo novo possível, e luta, luta muito, para que esse novo mundo seja real à sua volta. O cristão de verdade procura fazer a diferença. 

Quando escrevi o livro 9 Meses com Maria - Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus, alguns amigos me parabenizaram pela obra, mas alertaram; “As pessoas de hoje não quere saber de muito compromisso. Propor uma novena de nove meses é interessante, mas cremos que a adesão será baixa”. 

Acolhi a crítica, e até cheguei a pensar que a proposta dessa novena seria um fisco editorial. Pois bem: dois meses do lançamento, o livro foi para a segunda edição. Dessa data em diante, a obra entrou para a lista das mais vendidas da Editora Ave-Maria. 

Qual o segredo desse sucesso? Em geral, nivelamos por baixo os cristãos, especialmente os católicos, e nos esquecemos de que existem milhares de pessoas que realmente desejam fazer uma verdadeira experiência de Deus. Pessoas comprometidas com a causa do evangelho, pessoas que querem se aprofundar na fé pessoas que assumem não só o status do cristianismo, mas também todas as consequências que essa identidade imprime. 

9 Meses com Maria é vivenciar o tempo do Advento por um período prolongado, acompanhando a o advento espiritual que Maria viveu. O fato de o livro ter sido escrito na primeira pessoa, como se fosse um relato autobiográfico da Mãe de Deus, dá “acesso livre” à alma da mulher que disse “sim” ao projeto salvífico de Deus, e viu que sua vida nunca mais seria a mesma. 

Embora a obra seja romanceada, eu pesquisei muito para saber como seria a vida de uma família pobre nos arredores da Terra Santa, no período em que a Anunciação aconteceu. Costumes e tradições culturais e religiosas foram levados em conta. Maria não é apresentada como a mulher forte que pisa na cabeça da serpente, mas como aquela que faz um discernimento, que amadurece na fé e na confiança em Deus. 

A presença de José é imprescindível. Ele é apresentado como um modelo paternal, uma figura masculina que, por fidelidade à vontade de Deus é capaz de sacrificar seus sonhos; mas nem por isso, vive se lamentando. José é a imagem perfeita do ser humano que se prostra ante o mistério Divino. Para a minha surpresa, o número de homens que fazem a novena é altíssimo. Alguns escrevem a mim relatando a riqueza espiritual de acompanhar, por meio dessa novena, os passos da família de Nazaré, como o Alberto Difonte, de Recife (PE): “Agradeço a Deus a possibilidade de fazer essa novena, os exemplos de Maria me comovem. Porém, como pai e marido, não posso deixar de dizer que São José tornou-se para mim fonte de inspiração. ”

Na apresentação do livro, escrevi: “Acompanhar Maria em sua gestação é sentir-se como ela, grávidos e grávidas da Palavra Eterna, do Verbo, de Jesus. É desejar fazer a experiência profunda de sentir em si os efeitos da presença transformadora de Deus em nosso ser. É poder esperar com amor de mãe o cumprimento da promessa do Altíssimo em nossa vida. É fechar os olhos do egoísmo que tenta nos amordaçar, para viver em função daquele que é a razão da nossa existência. Acompanhar Maria grávida é ser capaz de viver a esperança como fruto da nossa fé e da nossa caridade. É saber esperar (p. 11).”

Jesus não invadirá nossa casa e nosso coração, como diz o livro do Apocalipse. Ele está fora, diante da nossa porta, e bate, uma, duas, três vezes. Podemos continuar deitados sobre as nossas dores e feridas, julgando-se autossuficientes no tratamento das mesmas, e ignorar as batidas da porta. Pode ser que espiemos pelo “olho mágico”, percebamos a presença de Jesus e finjamos que a casa está vazia, pois sabemos que essa visita exigirá algo de nós. Mas se abrirmos a porta, ele entrará e ceará conosco. Entrará em nossa intimidade, com o nosso aval, e fixará residência no centro da nossa sala de estar, no nosso coração, na nossa alma. 

Fazer a novena nove meses é percorrer uma trilha espiritual, onde a nossa alma se molda para receber a presença permanente de Jesus em nossa vida. Ao acompanhar as mudanças físicas no corpo de Maria, o nosso ser também se dilata, e o Menino Jesus vai se aconchegando. Ele vem em forma de criança para nos desarmar. Não vem com o peso da cruz, nem com regras e obrigações; o Senhor vem como alguém que precisa ser cuidado. Ele usa essa estratégia para nos sensibilizar, pois em verdade, é Ele quem nos gesta nesse período. É Ele quem cuida, cura e cicatriza nossas feridas. 

As pessoas não querem saber de compromisso? Mentira! Existem muitos cristãos que vivem um advento perpétuo. A grande adesão a essa novena me provou isso. 



Testemunhos da novena 9 Meses com Maria


“A leitura da novena, pelo segundo ano consecutivo, sempre me leva a ter a visão de Nossa Senhora pertinho de nós, filhos de Deus. A naturalidade com que são ditas as vivências de um dia de uma mulher, moça, comum do século I. Sua espiritualidade, seus sofrimentos, sua fé. ”  -  Ana Cristina -  São José do Rio Preto (SP)

“Sempre ouvi relatos positivos de pessoas que fizeram a novena, foi o que também senti na pele. A parte mais tocante da novena, que acendeu uma luz em mim foi quando Maria visita Isabel. Isabel exalta Maria, como o Anjo ao anunciar, que Ela daria a luz ao Filho de Deus, só que com palavras diferentes.”  - Marcia Bazanella - Curitiba (PR)

“O que posso dizer? Eu e minha irmã, Yedda, estamos fazendo juntas a novena e, ao término de cada leitura de um dia vivido com Maria, desde a Anunciação do Anjo Gabriel até hoje, comentamos de quanta sabedoria o Pe. Luis Erlin foi revestido para colocar com detalhes significantes a maravilhosa história daquela que seria Mãe de Jesus e Mãe da humanidade. Estamos rezando om muita fé e confiantes, ansiosas para chegarmos ao dia 25 de dezembro, para juntas louvarmos e agradecermos ao Deus da vida por todas as bênçãos que Ele tem derramado em nossas vidas. Também agradecemos por Ele ter iluminado o Pe. Luis, por tão enriquecedora obra, que nos leva a uma reflexão profunda. Foi a nossa primeira experiência e pode ter certeza que, enquanto Deus nos conceder o dom da vida, acompanharemos os nove meses com Maria. ”  -  Marilda Albuquerque - Vitória (ES)

“Amei esse livro! Foi muito bom passar 2012 refletindo as afirmações da Mãe a cada dia, orientando e dando força, isso fez toda a diferença em minha vida! O Pe. Luis Erlin foi orientado pelo Espírito Santo, “coautor” de 9 Meses com Maria. A cada dia que passava, emocionei-me com a sensibilidade dele, com a sutileza das colocações. Senti quando terminei a novena, que ela fazia parte das minhas orações diárias. Não vejo a hora de retomá-la no dia 25 de março! ” -  Maria Salete Coelho Aprile Rossi - Campinas (SP)

“Estou fazendo a novena peça segunda vez. É uma experiência maravilhosa. O Pe. Luis Erlin conseguiu trazer de um modo suave a vivência da Sagrada Família para o nosso cotidiano. “ - Anna Maria Orchis - São Paulo (SP)
  


Pe. Luis Erlin, cmf 

Artigo publicado originalmente na seção “Testemunho de Vida” da Revista Ave Maria, edição de dezembro de 2013