Facebook Padre Luís Erlin Instagram Padre Luís Erlin

@padreluiserlin

Nove Meses com Maria

Recentemente terminei de escrever um novo livro. Talvez, a obra mais desafiadora que eu já tinha preparado: uma novena de nome meses, que acompanha diariamente a gestação imaculada de Maria, mãe de Jesus. 
Como temos pouquíssimos dados sobre a gestação de Maria na Sagrada Escritura, precisei pesquisar a cultura judaica da época para poder narrar fielmente essa experiência. Conversei também com muitas mulheres grávidas, a fim de compreender melhor as mudanças físicas e psicológicas que as acompanham nesse período. 
A inspiração do livro veio de minha mãe, que me ensinou essa devoção. Como não sou pároco, tenho sempre a oportunidade de passar o Natal com ela e a minha família, e, todos os anos, no dia 25 de dezembro, ela comenta: “Hoje eu termino os nove meses de caminhada com Maria”. 

O livro não é uma novena de nove dias, como as convencionais, mas de nove meses, acompanhando a gestação de Maria do dia 25 de março, dia da Anunciação, ao dia 25 de dezembro, nascimento de Jesus. 
Em cada dia é apresentado um pensamento bíblico, que incentiva e ilumina a reflexão, seguido por um “diário de Nossa Senhora grávida”, como se ela mesmo relatasse sua experiência durante os 276 dias de sua gestação. No final de cada dia, há uma indicação de bem viver. Em vez de fazer a novena, quem preferir também pode ler o texto em forma de narrativa, sem prender-se ao trecho de cada dia. 

Antes de escrever esse livro, rezei muito, pedindo orientação e iluminação. Enquanto redigia, senti-me muito próximo a Maria. Espero que você também ao lê-lo sinta o amor de Nossa Senhora por nós, seus filhos, e sua entrega ao plano de Deus. Maria, segundo a Tradição, provavelmente recebeu a visita do anjo Gabriel por volta dos 14 anos de idade. Por isso, tentei entrar na alma dessa jovem menina que recebeu o dom de ser a Mãe do Salvador da Humanidade em plena adolescência. Vale lembrar que a espiritualidade de Maria foi se solidificando à medida que compreendia sua missão. Apesar de ser predestinada a trazer o Messias ao mundo, ela também aprende na proximidade com o Verbo Encarnado. Maria trilha um caminho de amadurecimento espiritual, mesmo sendo a Imaculada de Deus. 

Acompanhar Maria em sua gestação é sentir-se como ela, “grávidos” e “grávidas” da Palavra Eterna, do Verbo, de Jesus. É desejar fazer a experiência profunda de sentir em si os efeitos da presença transformadora de Deus. É poder esperar, com amor de mãe, o cumprimento da promessa do Altíssimo em nossa vida. É fechar os olhos do egoísmo que tenta nos amordaçar, para viver em função daquele que é a razão da nossa existência. 
Acompanhar Maria grávida é ser capaz de viver a esperança como fruto da nossa fé e da nossa caridade. É saber esperar. 

A obra é dedicada a todos aqueles que desejam gestar Jesus em suas vidas: homens, mulheres, adolescentes, jovens...

Originalmente publicado na revista Ave Maria, edição de outubro de 2011